Pedra dos Três Pontões

Pedra dos Três Pontões

Simbolo e Principal ponto turístico de Afonso Cláudio, essa monumento natural com cerca de 1300 metros de altitude, esta localizado a 5km do centro, com acesso pela BR 484.

Seus principais atrativos são:
Caminha do Costão: Um trekking moderado que te leva das torres de telecomunicações ou do sítio Cantinho dos Três Pontões ao pé da face leste da pedra. (cerca de 1 hora de caminha / elevação de 250 m). As torres de telecomunicações estão em área de proteção ambiental e seu acesso é feito pela estrada que passa no  Sítio Cantinho dos Três Pontões que  é uma propriedade particular e também um empreendimento turístico. (Informações: 27-99845-9473).

Escalada: Referencia para escalada nacional a pedra dos Três Pontões possui muitas vias tradicionais que levam aos seus 4 cumes. A primeira via de escalada com acesso ao cume principal foi feita no ano de 1958 por uma equipe do clube carioca, estando nessa equipe o lendário Ricardo Menescal (1º brasileiro a escala o monte aconcágua). A segunda equipe foi no ano de 1970 que abriu uma via pela longa fenda no lado norte da pedra. A mais famosa e procurado por todos escaladores é a via “Inferno na Torres”, uma via conquista no ano de 1995 que segue pelo  diferente e desafiador dedinho. O menor dos cumes teve sua primeira via abertas pelos escaladores locais Roberto Livre e Robson Silveira no ano de 2001.
Informações sobre escaladas podem ser obtidas através:
Escaladores locais: Roberto Livre (27) 99898-1900
Livro “Escalada Capixaba” – Autor Capixaba Oswaldo Baldin
Site da Associação Capixaba de Escalada: www.ace-es.org.br
Site do escalador Noaki Arima: naokiarima.com.br